?

Log in

No account? Create an account
anachronie [userpic]

Um mês sem meetings / Meeting-less month!

October 23rd, 2014 (07:29 am)

Não tem meetings aqui! E AGORA?
Gente, calma. Meeting é uma parte importante e bacana dentro da moda Lolita, é verdade, e muitas vezes é bem divertido também. Mas não ter meeting não é o fim do mundo! Como eu estava falando para outras amigas minhas, meeting não é o único caminho pro céu :P
Então, já que meeting não é o único caminho...quais são os outros?
Fiz aqui uma lista de "pequenos caminhos para o paraíso lolita" (um nome grandioso pra dizer "como matar a saudade da sua street fashion japonesa favorita").

1) use lolita
parece óbvio? você pode usar lolita fora de meeting tranquilamente. Talvez você não vá usar tantas anáguas nem acessórios na cabeça, mas saia do comum e tente fazer um outfit casual que incorpore seu sub-estilo favorito. Vai continuar chamando a atenção, mas vai ser mais prático do que usar um visual montado em perucas, mil acessórios, sapatos impossíveis e três camadas de poof nas anáguas.

2) incorpore lolita
esse é mais fácil: use pelo menos um item lolita com seu visual normal, do dia-a-dia. pode ser um anel em formato de docinho, um broche daqueles de antiquário, uma bolsa com laços, sapatos mais elegantes... uma simples fita no cabelo às vezes vai ser o suficiente para lembrar lolita naquele dia.

3) troque o plano de fundo do seu computador ou celular por algo lolita
pode ser um dream dress / peça de roupa ou acessório que seja sonho de consumo, uma print se repetindo e ocupando toda a tela, alguma arte que seja ou lembre lolita (como as da Imai Kira, que volta e meia ilustra pra Angelic Pretty, da Sakizo, da Loputyn, de algum artista que seja amigo seu).

4) desenhe uma lolita
um visual inteiro, um visual maluco, ou só uma print, você que manda. Se quiser fazer um mangá inteiro, também é lindo!

5) escreva um artigo
compartilhe algum conhecimento através da escrita! Não precisa ser o óbvio, sobre quais são os principais sub-estilos de lolita, ou quais são as lojas/brands mais famosas, mas pode ser uma nova visão a respeito do que as pessoas já conhecem. Por exemplo, qual é o estilo que você considera o mais popular no momento?/por quê?/qual é a sua "pegada" dentro desse estilo?/usaria ou não usaria jamais?/se esse estilo cair, qual outro irá entrar em voga? O Lolita Blog Carnival tem várias sugestões em inglês, mas você pode escolher qualquer tema, associar com a moda e divagar a respeito.

6) traduza um texto
se você encontrou algo fantástico na egl, ou em sites ou blogs de alguma língua que você entenda e não conheça nenhuma tradução deles para o português, coloque seus conhecimentos em prática! Muita coisa já foi traduzida do blog ParfaitDoll / Lolita Charm, mas as EGL tem 13+ anos de existência e muitas memórias. O latino-americano MyLolitaStyle tem muitas informações em espanhol, e a comunidade DunkelsüSS também tem muita coisa bonita em alemão! Os sites e blogs de brand tem muitas dicas bacanas em Japonês, e se você tiver como traduzir de alguma dessas (ou de outras) línguas para nosso bom português, mais lolitas na cena brasileira terão acesso ao conhecimento <3

7) descubra quais lojas na sua cidade tem coisas muito úteis para visuais lolita
pode ser aquela cutsew supergracinha que só precisa de um laço extra, uma cami que fica perfeita sob um bolero, saias com poof o suficiente, acessórios interessantes... é sempre mais barato comprar local do que depender de correios (e de importação!). Descubra e passe o conhecimento adiante!

8) faça você mesmo
tente costurar uma peça lolita. Caso isso seja muito difícil, tente fazer um acessório - anéis só precisam de uma base, cola e algo interessante para ser mostrado sobre os dedos.

9) apresente a moda para um(a) amig@
se a pessoa demonstrar interesse, é claro! e se ela quiser, você pode tentar vesti-la por um dia. (ou uma hora, vai saber)

10) assista um anime, seriado ou filme lolita (ou leia um mangá!)
Se você já cansou de Kamikaze Girls, tente Mister Rococo ou DekaWanko. O Blog Sleeping Sweets fez uma lista de live-actions com lolitas! Alguns animes que podem lembrar lolita, mesmo sem necessariamente falar delas, são Rozen Maiden, Versailles no Bara e Nana, ou mahou shoujos clássicos como Sakura Card Captors ou Sailor Moon. Vale também usar a lista do Reino de Morango sobre mangás/animes!

11) se voluntarie pra ajudar nas salas de evento de anime
se existem eventos de anime na cidade ou região onde você mora, descubra se já existe uma sala que divulga modas japonesas, e lolita em especial. Eles podem estar precisando de ajuda e não saber para quem pedir! Mais do que dar dinheiro pra sala, ajudar a levar os itens grandes (especialmente se você tiver um carro disponível), contribuir emprestando decoração, livros, desenhos, manequins, roupas, anáguas, participando do rodízio de staffs (porque a sala nunca deve ficar sem ninguém, certo?)... Tem mil maneiras de ajudar, e isso faz a diferença.

12) distribua panfletos da associação
como assim "associação"? A Brasil Lolita Association é um grupo organizado que busca espalhar o conhecimento de lolita dentro do Brasil, divulgando os eventos que acontecem aqui para nós e para o exterior. Esse grupo criou um panfleto bonitinho e explicativo sobre a moda, que é barato de imprimir (tem tamanho de metade-da-metade de uma folha A4, esse tamanho é chamado de A6) e é bem direto. O ideal não é atacar pessoas na rua e largar como se fosse panfleto político, e sim distribuir pra quem se interessa, pra quem começa a perguntar demais sobre suas roupas, para os curiosos em eventos de anime...

13) escaneie o mundo
se você tem livros de fotografias de street fashion com lolitas, livros sobre cultura japonesa que fala sobre lolitas, catálogos de brand, mooks, bibles e revistas, tente escanear (sem danificar, é claro!) e passe adiante para outras lolita. Nem tudo é fácil de achar online, nem legalizado - vários países proíbem repassar material com copyright (então recomendamos usar o bom e velho pendrive também).

14) faça listas inspiradas
pode ser lista de animes que você identificou algo "lolítico", lista de livros da literatura que fazem sua alma mais classical, filmes de terror que você gostaria de se inspirar para fazer um outfit gothic, lista de desejos para futuras aquisições, lista de lolitas famosas que você gostaria de conhecer...

15) lolite algo inesperado
tente fazer algo absolutamente não-relacionado a lolita se transformar em "lolita" por algum tempo. Se você coleciona bonecas, tente vestir uma como lolita. Se você cozinha, tente fazer um doce ou salgado digno de uma princesa lolita maravilhosa apreciar. Se você está lendo um livro de ficção científica, tente desenhar como seria seus personagens favoritos transformados em lolita. Encape um livro "normal" em algo cheio de babados. Vai ser no mínimo engraçado, e pode ficar bom o suficiente para tirar fotos!

16) faça um desafio do tipo "100 dias de lolita"
pode ser tempo demais para se vestir todos os dias, mas entre full outfits e casuais, coloque outras coisas da sua "bolha lolita" que te faça feliz: o mangá shoujo novo que você leu, o cupcake de morango que você comeu, a lista que você criou...

17) música lolita!
tente ouvir algo de bandas com integrantes que usem lolita (como Malice Mizer, do Mana, ou Kanon Wakeshima), ou de seriados/filmes/animes com lolita. Se der, tente aprender as letras, ou pensar em um coords inspirados no que as letras e as melodias te transmitem. Se você sabe tocar algum instrumento, tente aprender alguma dessas músicas.

18) fotografe seus coords
mesmo que você tenha feito só para se divertir enquanto estava em casa, tire uma foto (em você, num manequim ou disposto sobre a cama) e faça upload em alguma comunidade - no fórum lolita, nos grupos do facebook, no seu blog, tumblr ou pinterest

19) prepare o presente ideal para uma lolita
no caso, se você tiver um(a) amig@ lolita de aniversário em breve, ou um meeting com amigo secreto, comece já a ir atrás de uma lembrancinha lolitável, ou comece a costurar/montar esse item você mesmo.

20) tente descobrir todas as marcas existentes
liste começando pelas "grandes brands" como AP, Baby, Moitié, IW e Meta. mas vai muito além disso - muitas japonesas não são mais superconhecidas como já foram, algumas aparecem só nas bibles/mooks e não mais online (CHOCOCHIP COOKIE, mais alguém?), outras são indies e bem recentes (como a coreana Haenuli), as novíssimas que estão bombando no taobao, as brasileiras que fazem coisas lindas e que estão começando a criar suas próprias prints... A lista vai ser enorme!

21) faça as cruzadinhas
nesse link da egl: http://egl.livejournal.com/10244995.html
se você se sentir super confiante, faça algo em português nesse estilo e poste por aí.

22) treine uma maquiagem nova
o pessoal do boystyle pode não se favorecer muito dessa técnica, mas quem é novato com maquiagens (como eu) pode aprender mais testando algo louco um dia desses em casa, de boas, do que cinco minutos antes de sair pra um meeting.

23) teste um tutorial
pode ser um tutorial ou guia do que quer que seja, relacionado à lolita. Tente seguí-lo até o final e compartilhe os resultados com outras lolitas depois!

24) escreva cartas para um(a) amig@ lolita
pode não ser para trocar "novidades", mas mande uma lembrancinha, um cartão, um desenho...

25) escreva um valentine
já que muita gente é tímida e admira outras lolitas só de longe, procure uma foto dessa lolita que você admira, entre em algum programa de edição de imagens (vulgo photoshop) e monte um recadinho dizendo o que você admira nessa lolita. Envie pro perfil da Lolita Valentines e espere o fim do mês <3

26) procure algum evento cultural em sua cidade
como ballet, orquestra, ópera ou teatro - algo bem lindo e digno de uma lolita assistir! Aproveite a oportunidade para usar a moda~

27) frequente parques
para caminhadas, piqueniques improvisados, para apreciar o clima e ler um livro, faça o uso de parques e espaços abertos públicos ao invés de confinar suas diversões e encontros aos shopping centers.

28) visite antiquários
lojinhas que vendem antiguidades podem ter coisas muito interessantes para uma lolita ou um boystyle. Descubra onde tem um antiquário ou feirinha de antiguidades perto de você e boa sorte!

29) tente fazer um photoshooot
faça sua sessão de fotos com uma ou mais lolitas. escolha um tema, um local... <3
(ja é quase um meeting, não?)

30) faça um review do seu mês
se você conseguiu ou não usar lolita, sozinh@ ou com um(a) amig@, o que mais você fez nesse mês que deixou seu "mundo lolita" mais interessante? aproveite para estabelecer planos e metas para o próximo mês ou próximo ano :]

São todas formas de se divertir e, muitas também, de contribuir com a cena local.
Se você não tiver um meeting esse mês, tente alguma dessas coisas, são 30 idéias para 30 dias! Não vai doer e é melhor que reclamar ;)

(English version soon)